As plantas mais fáceis para ter em apartamento

Ter plantas fáceis de cuidar no apartamento, sem dúvida é uma das melhores coisas de ter uma casa. Aqui eu sou apaixonada e tenho várias, além de estar sempre trazendo novas.

Mas sei o quanto é desanimador quando a sua primeira, segunda, terceira planta morre. Parece que é por falta de cuidado ou puro desleixo, dá uma sensação bem ruim, não é?

A maioria das vezes, nossas plantinhas vão para o céu das plantas, porque não é o tipo de ambiente adequado para ela e quem vive em apartamento precisa escolher bem na hora de comprar plantinhas.

Separei algumas das que eu mais gosto e, de acordo com a minha experiência, são as mais fáceis de cuidar.

1 - Espada-de-São-Jorge


A espada-de-são-jorge ou espada-de-santa-bárbara, (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeylanica), também conhecida como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria, é uma planta herbácea de origem africana. Também é importante saber que é uma planta tóxica, e que não deve ser ingerida.

Além do seu uso ornamental, as espadas-de-são-jorge são também conhecidas como plantas de proteção contra o mau-olhado, devendo ser colocadas próximo à entrada das casas. 

Nas Religiões afro-brasileiras, ela é também chamada de espada-de-ogum (quando tem coloração verde) ou espada-de-iansã (bicolor, com bordas amarelas). Esta folha sagrada é uma folha gún (excitante, "quente"), sempre presente nos rituais de sasanha e na realização de águas sagradas denominada de abô.

De acordo com pesquisa científica, sansevieria trifasciata: Limpa do ar benzeno, metanal (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno. E produz oxigenio durante a noite. (Wikipedia)

Nota pessoal: Sem dúvida essa é a mais fácil de cuidar e mais difícil de matar. Tenho várias que suportam semanas sem regar. Mas recomendo regar pelo menos uma vez por semana. Não precisa de muita luz e é linda.

Existem vários tipos, as mini são fofas demais.

2 - Jibóia


Epipremnum aureum, conhecida pelos nomes comuns de jibóia ou hera-do-diabo, é uma planta da família das Araceae, originária das Ilhas Salomão. A espécie é uma trepadeira sarmentosa, de até 10 metros de comprimento, com flores insignificantes e propagação por estaquia de ramos. 

É uma espécie de planta folhosa. Muito resistente a hera-do-diabo não requer grandes cuidados pelo que é bastante utilizada em escritórios, lojas e outros locais públicos. Sendo só necessário regá-la quando a terra está seca a jibóia adapta-se facilmente a temperaturas entre 17 °C e 30 °C. 

Como purificadora é eficaz na absorção de substância como formaldeído, xileno e benzeno. (Wikipedia)

Nota pessoal: Costumo regar uma vez por semana ou quando vejo que as folhas estão "tristinhas". Sem contar que é super fácil de replantar, ela pega no galho e cresce muito rápido.

3 - Lírio da paz


Spathiphyllum wallisii, conhecido pelo nome comum de lírio-da-paz, é uma planta da família Araceae, muito conhecida pelo uso de suas flores para decoração. É originaria da América Central e só foi conhecida pelos europeus no século XIX.

Planta herbácea perene com crescimento em torno de 0,40 m, de folhas grandes de consistência coriácea cor verde-escura, ovais de pecíolo longo, ornamentais mesmo sem flores. Esta planta não se adapta muito bem em climas muito frios, abaixo de 15°C no caso. 

Meia sombra é o ideal para que as flores surjam mais rápido. Estas são em forma de espádice, brancas e com um perfume muito leve. O florescimento acontece o ano inteiro, mais abundante durante a primavera e verão. A temperatura não deve ser muito baixa, menos de 15°C pode paralisar seu crescimento. 

Em regiões de climas amenos e frios procura-se proteger a planta, pois o lírio-da-paz requer calor para desenvolver-se melhor. 

O lírio da paz faz parte de um grupo de plantas reconhecidas pela NASA por suas propriedades purificadoras de ar, decompondo e neutralizando gases tóxicos como formaldeído e monóxido de carbono. (Wikipedia)

Nota pessoal: Assim como a jibóia, eu costumo regar uma vez por semana ou quando as folhas começam a murchar. Pouca sombra hein?

Agora respondam, quais plantas vocês mais gostam?

11 comentários:

  1. Acho o lírio da paz tão lindo, amei as dicas

    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  2. Eu amo plantas, apesar de não ter muitas em casa! adorei as dicas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por plantas e, realmente, para quem mora em apartamento fica meio difícil. Eu tenho algumas na sacada, mas não cabem muitas.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber um pouco mais sobre essas plantinhas. Aqui em casa tenho cacto e suculenta, em versões mini, que deixo sempre no alto, pq minha gata é curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Eu tô pensando em comprar algumas pra colocar aqui em casa (acho lindo decoração com plantinhas), mas não sabia quais comprar.
    Agora eu já sei! Arrasou nesse post.

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse seu post ! Eu adoro planta, mas p cuidar q é fogo , tem q ter disciplina.
    aqui em casa nao temos

    ResponderExcluir
  8. Nossa que demais essas informações, meu marido tá até fazendo uma estufa em casa, ele vai amar esses dicas.

    ResponderExcluir
  9. Olá?

    Quando eu era criança aqui em casa tinha varios vasos com varias plantas e tinha todas essas citadas no posts, mesmo sendo fáceis não pode esquecer de cuidar.

    www.chovendo-risos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. amo plantas de pequeno porte e cheias assim, ótima dica!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.